segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Lixos existenciais e seus reflexos


Muitas vezes os ressentimentos que guardamos trancados no porão dos nossos corações, podem até ser esquecidos por nós, mas eles sempre estarão refletidos em nossas atitudes, são os lixos emocionais. E é fácil criticarmos e julgarmos a reação do outro, mas é importante pensarmos sempre o que foi que causou nesta ou naquela pessoa tal reação.
Na família de um modo geral, sempre é mais fácil escolher uma ovelha negra para assim não ter que resolver suas próprias questões. Vejo isto no consultório quando atendo crianças, e o interessante é que quando elas estão melhorando alguns pais interrompem o tratamento. A criança só aprende ou só acredita, nas palavras que os pais são coerentes nas atitudes.
Existem pais que por culpa ou qualquer outro motivo que chamam de amor, criam filhos egoístas por não saberem dar limites a eles. Estes filhos crescem achando que podem tudo e assim se sentem donos de pessoas e de tudo que querem possuir. Na ânsia desmedida de conseguir o que desejam não importando os sentimentos do outro, são capazes de caluniar, mentir, roubar e outras coisas mais acreditando que os meios justificam os fins.
Somos produtos dos nossos pais, mas somos responsáveis pela mudança que queremos ou precisamos ter. Você é capaz sim de dar algo que não recebeu, basta querer dar.
Se você só faz algo reclamando, nunca diz eu te amo por achar que seu filho já sabe disso, nunca brinca ou conversa com ele por falta de tempo, só critica nunca elogia, qual mensagem esta criança estará captando e o que acha que ela refletirá depois?
Filho não necessita só de comida, educação, casa e roupa lavadas.
Ninguém é perfeito, temos falhas, mas precisamos querer e buscar nos tornarmos pessoas melhores em tudo, principalmente nos relacionamentos com pessoas que dizemos amar.
Ouvi certa vez, que devíamos ter coragem de perguntar a um inimigo o que é que nós refletimos para ele. É provável que nos surpreendam com a resposta, pois ainda que diga algumas inverdades, a maior verdade pode ser revelada.
Quando você conseguir saber quem é você e o que está refletindo, errará menos nas suas ações, nas criticas e julgamentos que faz ao outro. Pode não ser imediato, mas vale a pena, sempre valerá continuar tentando. Não tenha medo da verdade, ela pode ser dolorida, mas será sempre a melhor forma de agir, viver, ser e tornar livre quem ama.
Comece saindo da sua obstinada razão para assim, poder compreender o que o outro está desejando receber de você. Não somos obrigados a dar o que não temos, mas com disposição, poderemos sempre fazer uma boa troca.
Você pode tirar o melhor e o pior do outro. Pense nisto!
Karina Horst
21/08/10

"O grande pensador Agostinho afirmou que os pais devem se preparar para educar os filhos, vinte anos antes de eles nascerem. O ensino eficaz há sempre de ser respaldado pelo exemplo. Disse o músico Albert Schweitzer que o exemplo não é uma, mas a única forma de ensinar. Por isso, os pais são um espelho para os filhos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário